**Operação Policial Desarticula Quadrilha de Tráfico de Drogas em Ampla Ação no Cariri Cearense**
Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Civil do Estado do Ceará desencadeou uma operação de grande envergadura, culminando na detenção de 21 indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas. A investida, realizada nas cidades de Fortaleza, Iguatu, Várzea Alegre, Milagres, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu e Jardim, resultou na apreensão de drogas, celulares e uma significativa quantia em dinheiro.
A operação, conduzida pela Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, contou com o imprescindível apoio de diversas unidades policiais, incluindo a Delegacia Regional do Crato, a Delegacia Regional de Iguatu e a Delegacia Regional de Brejo Santo. Além disso, equipes municipais de Penaforte e Nova Olinda, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (DRACO), o Núcleo Operacional do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul), o Núcleo Avançado de Inteligência (NAI) e o Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCDT) do Cariri também contribuíram para o sucesso da operação.
Com o respaldo de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), os policiais civis cumpriram mandados de prisão preventiva por tráfico de drogas e associação para o tráfico, bem como mandados de busca e apreensão. No total, 21 indivíduos pertencentes a um mesmo grupo criminoso foram capturados.
A identificação dos alvos foi possível após uma série de ações policiais nos últimos meses na região, sendo que a prisão de um suspeito em junho deste ano, na cidade de Jardim, permitiu a identificação de outros participantes do esquema criminoso, envolvidos também em casos de homicídios. Com base na qualificação dos suspeitos, a Polícia Civil representou pelos mandados de prisão, os quais foram efetivamente cumpridos hoje.
Na ofensiva, seis indivíduos que já estavam recolhidos em unidades prisionais tiveram novos mandados de prisão cumpridos, totalizando 21 mandados de prisão preventiva efetivados. A ação policial evidenciou a integração e cooperação entre as diferentes unidades e núcleos especializados, fortalecendo o combate ao crime organizado na região do Cariri.
Mín. 22° Máx. 29°