Acreditar no potencial comunitário que envolve os saberes e fazeres dos povos de tradição do pé de serra. A partir disso, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), criou o projeto da Feira Mirarte Caldas de Produtos Orgânicos e Artesanais.
Ele é um projeto em conjunto com os produtores locais, especialmente mulheres empreendedoras, para expandir, através de uma identidade orgânica e artesanal, seus saberes e fazeres com foco no bem viver, na valorização da arte e preservação ambiental.
Em dois anos de existência, chegamos a 43 edições realizadas. Para alcançar esse quantitativo, os produtores e empreendedores da feira trilharam um lindo e exitoso caminho que contou com a realização de sete ações de qualificações, entre elas, da confecção de barracas com madeira de reaproveitamento, educação financeira, comunicação digital, workshops e oficinas.
A Feira Mirarte Caldas cresceu, apareceu e se tornou itinerante, levando seus produtos a outras localidades, bem como o Centro Cultural do Cariri, Complexo Ambiental Caminhos do Horto, Expo cariri, Festa do Bom Jesus do Caldas e Praça Maria do Rosário. A expansão do projeto tomou o Crajubar e dessa forma, conseguiu chegar a 24.677 pessoas.
E o referido projeto tem outro diferencial. Ele busca alcançar a sustentabilidade econômica sem causar impacto à natureza, e tendo produtores cadastrados no Mapa Cultural.
Mín. 22° Máx. 34°