O prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT), André Barreto, ainda não respondeu a dois ofícios encaminhados pelo Coletivo Camaradas. Um dos documentos solicita o detalhamento dos gastos do FestCrato 2024, uma reivindicação que vem sendo feita desde a gestão anterior. O outro ofício pede informações sobre o andamento do processo do projeto do Coletivo Camaradas, aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente em junho de 2023, que visa a revitalização do Sítio Urbano do Gesso.
Após o envio dos documentos, foram realizadas tentativas de contato com o gabinete do prefeito para agilizar as respostas, mas até o momento não houve retorno. O objetivo de solicitar o detalhamento dos gastos do FestCrato é obter parâmetros para análises que possam subsidiar propostas de políticas de fomento à Política Municipal de Cultura Viva.
De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima, o projeto do Coletivo Camaradas foi encaminhado à Procuradoria do Município em 2023 e, até agora, aguarda um parecer.
O Coletivo Camaradas lamenta a falta de respostas e ressalta que o prefeito anterior também tinha a prática de não responder aos documentos encaminhados pela organização. O Camaradas defende que a transparência e o diálogo são fundamentais para a construção de políticas públicas eficazes e inclusivas.
O Coletivo Camaradas reforça a importância da prestação de contas e do acesso às informações públicas como ferramentas essenciais para a participação social e o fortalecimento da democracia.
Mín. 22° Máx. 34°