São Paulo - Radio Data System passa a ser explorado de diferentes formas pelos novos receptores, principalmente em automóveis. Configurações erradas podem prejudicar as emissoras.
Análise - O RDS (Radio Data System), que envia mensagens curtas de texto aos receptores em FM dos ouvintes, não é exatamente uma novidade para o setor. Longe disso: os primeiros usos comerciais mais disseminados da tecnologia no Brasil aconteceram no começo dos anos 2000, quando o recurso estava restrito a poucos receptores automotivos, geralmente de marcas mais caras. Ao longo das últimas duas décadas, o RDS passou por dois processos importantes: ganhou escala com os FMs nos smartphones e hoje é um serviço essencial nos receptores automotivos. Ele evoluiu de forma tão expressiva devido ao aprimoramento dos receptores, fato que gera uma série de pontos de atenção para os radiodifusores.
Quarta-Feira, 06 de Novembro de 2024 @ 06:55
RDS vira novidade tecnológica devido à evolução dos receptores; rádios precisam ficar atentas às mudanças
São Paulo - Radio Data System passa a ser explorado de diferentes formas pelos novos receptores, principalmente em automóveis. Configurações erradas podem prejudicar as emissoras
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Análise - O RDS (Radio Data System), que envia mensagens curtas de texto aos receptores em FM dos ouvintes, não é exatamente uma novidade para o setor. Longe disso: os primeiros usos comerciais mais disseminados da tecnologia no Brasil aconteceram no começo dos anos 2000, quando o recurso estava restrito a poucos receptores automotivos, geralmente de marcas mais caras. Ao longo das últimas duas décadas, o RDS passou por dois processos importantes: ganhou escala com os FMs nos smartphones e hoje é um serviço essencial nos receptores automotivos. Ele evoluiu de forma tão expressiva devido ao aprimoramento dos receptores, fato que gera uma série de pontos de atenção para os radiodifusores.
Primeiro, é importante observar como está a evolução desse sistema nos receptores atuais: com telas cada vez maiores e interativas, as montadoras e a indústria relacionada buscam explorar o máximo de recursos possíveis para oferecer ao usuário, e o RDS passa a ser um importante aliado no aprimoramento da experiência de se escutar rádio. Ou seja, essas telas querem e desejam que esses textos estejam disponíveis, oferecendo algo além do áudio, que continua sendo o principal foco. Para isso, a indústria tem optado por uma série de configurações que necessitam da atenção das emissoras de rádio.
O uso do famoso “oito caracteres”, ou seja, o PS (Programme service), já virou norma como “nome da estação”. Inclusive, alguns receptores portáteis e automotivos indicam essa função como “Name”, ou seja, o nome da emissora. Para se ter uma ideia desse uso, praticamente todos os receptores automotivos novos, sejam de modelos de entrada ou premium, exibem listas de frequências com os respectivos nomes das emissoras via RDS. A emissora que não configura o PS com o nome fixo pode perder a atenção nesta vitrine, onde alguns sistemas multimídia novos (como os da BYD, especialmente nos modelos a partir de 2024) substituem a frequência pelo nome (PS) da estação. Ou seja, se ele não estiver configurado corretamente, outra informação será mostrada.
Parece pouco, mas não é: imagine em um carro por aplicativo. A tela do rádio exposta mostra os nomes, virando até um potencial “outdoor” da emissora, ainda mais vital para aquelas que são novidades no dial FM. E a medição de audiência via dial é recall no Brasil, ou seja, lembrança de marca. Em resumo: o nome da emissora em primeiro plano acaba sendo vital na batalha pela audiência entre outras rádios e até outros formatos de mídia.
E os demais recursos? Boa parte das mensagens precisam ir para o RT (Radio Text), de 64 caracteres. Após a emissora ser sintonizada, é essa função que aparece em primeiro plano, de forma automática. E é aí que o ouvinte terá a melhor experiência possível: nome de músicas, do programa que está no ar, informações para participar da programação, mensagens publicitárias e, é claro, em algum momento, o nome da emissora novamente. Esse é o formato padrão em outros países, e os receptores seguem isso. Essa é também a recomendação feita ano após ano pela NAB no NAB Show, pois há uma disputa pela melhor experiência de telas na concorrência com outras plataformas de áudio.
Ter um código RDS configurado corretamente após a instalação do sistema, o PI (Programme Identification), sem utilizar o número padrão do fabricante, é fundamental. A maioria dos receptores automotivos tem memória. Ou seja, se o ouvinte sintonizar uma rádio X pela primeira vez e memorizar o nome, toda vez que ele encontrar qualquer rádio com o mesmo código, exibirá o nome daquela primeira rádio sintonizada. Mesmo que o dial esteja na rádio Y ou Z, sempre mostrará o nome ou o texto PS da X. Esse caso não é raro, e o ouvinte dificilmente conseguirá resetar essa informação memorizada.
Um pouco mais complicado é o fato de que os códigos de formatos de rádio (gêneros) variam conforme o país de origem do equipamento. Por isso, o tudoradio.com já recomendou o uso do código de formato (PTY - Programme Type) mais próximo entre os dois padrões. Alguns receptores automotivos colocam o formato da rádio em primeiro plano na arte exibida sobre a emissora no display. E, como a busca é pela melhor experiência possível para o ouvinte, esses detalhes são importantes.
Importante considerar que a oferta de receptores evolui rapidamente, cada vez mais disseminados na população. E, conforme a competição entre montadoras automotivas se intensifica no Brasil, mais urgente é a necessidade de se cuidar desses elementos, especialmente o RDS.
Mais informações: tudoradio.com/noticias
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