Ediberto Viana, de 60 anos, encara pela quarta vez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mostrando que a idade não é um obstáculo para a busca de novos sonhos e oportunidades. O fortalezense, que trabalhou como auxiliar de serviços gerais e está desempregado há dois anos, vê na prova uma porta para conquistar a graduação em Agronomia e retornar ao mercado de trabalho.
Neste domingo (3), Ediberto foi um dos mais de 4 mil candidatos que aguardaram a abertura dos portões no campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza. "Meu objetivo é fazer a faculdade que sempre sonhei, que é Agronomia, e voltar ao mercado de trabalho", afirmou Ediberto. Com uma paixão por plantas e animais, ele busca não apenas um diploma, mas também uma nova fase de crescimento pessoal e profissional.
Apesar de estudar por conta própria em casa, Ediberto já alcançou anteriormente uma nota suficiente para ingressar no curso de Filosofia pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas não seguiu adiante. Agora, mesmo focado em Agronomia, ele está disposto a aproveitar qualquer oportunidade para entrar na universidade. "Estou sempre procurando coisas novas, atrás de conhecimento e prática de trabalho", completou.
Ediberto exemplifica resiliência e a vontade de transformar desafios em oportunidades, mantendo-se firme na busca pelo aprendizado e pela realização de um sonho.
Mín. 21° Máx. 33°