**Ansiedade se torna a terceira maior causa de afastamento do trabalho no Brasil**
A ansiedade alcançou o posto de terceira principal causa de afastamento dos brasileiros no mercado de trabalho. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, entre outubro de 2023 e setembro de 2024, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedeu 128.905 benefícios por incapacidade, anteriormente chamados de auxílio-doença, devido a “outros transtornos ansiosos”. Esse grupo de condições inclui, entre outros, a ansiedade generalizada e o transtorno de pânico.
A doença só perde para os afastamentos causados por dores nas costas (dorsalgia), com 185.843 requerimentos concedidos, e por transtornos de discos intervertebrais, que resultaram em 150.066 benefícios concedidos. O crescente impacto da ansiedade entre os trabalhadores brasileiros reforça a urgência de lidar com a saúde mental no ambiente corporativo, além de cuidados preventivos relacionados à saúde física.
**Dicas para controlar a ansiedade:**
1. **Pratique atividades físicas regularmente**: Exercícios ajudam a liberar endorfinas, substâncias que promovem sensação de bem-estar.
2. **Controle a respiração**: Técnicas de respiração profunda podem reduzir os sintomas imediatos de ansiedade.
3. **Estabeleça uma rotina**: Ter horários fixos para atividades pode reduzir o estresse e melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
4. **Desconecte-se das telas**: Reserve momentos para se desconectar de celulares e computadores, promovendo uma pausa para a mente.
5. **Procure ajuda profissional**: Terapia e, em alguns casos, acompanhamento médico são fundamentais para tratar casos mais graves de ansiedade.
Mín. 21° Máx. 33°