Autocuidado, orientações, empreendedorismo e solidariedade. Tudo isso esteve presente na ação Dia Rosa no Mirante, promovida na manhã da sexta-feira, 18, pelo Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiental e Mudança do Clima (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com a UniFAP.
Organizados em vários espaços do equipamento, foram ofertados serviços voltados para o público feminino, como oficina de autoexame; orientações nutricionais, farmacêuticas, e jurídicas acerca do câncer de mama e de colo do útero; distribuição de produtos da Farmácia Universitária da UniFAP, como protetor solar e creme hidratante; orientação sobre fototerapia e fitoterapia no tratamento do câncer; ponto de check-up rápido com aferição da pressão arterial; oficinas de biscuit, arte em cerâmica; aula de defesa pessoal para ajudar mulheres a saírem de situações envolvendo algum tipo de assédio; de dança; e corte solidário, um espaço destinado a quem desejou cortar o cabelo para doação.
Mulheres atendidas pelos CRAS das Timbaúbas e Minha Casa Minha Vida, de Juazeiro do Norte, Malvinas e Santo Antônio, de Barbalha, e da Comunidade do Caldas receberam orientações por parte dos alunos dos cursos da UniFAP. De Psicologia, sobre a importância da saúde emocional das mulheres com câncer; do curso de Nutrição com orientações quanto aos hábitos alimentares; do curso de Enfermagem com informações sobre o funcionamento do exame preventivo e toque da mama; do curso de Fisioterapia com aula de defesa pessoal; e do curso de Educação Física com aulão de dança.
Completando essa manhã linda e movimentada, cerca de 80 mulheres participaram das atividades, em especial as moradoras da comunidade do Caldas, que aproveitaram cada serviço pensado especialmente para elas. E o público feminino ganhou um passeio no teleférico, onde conheceu mais as belezas da região do Cariri.
Sobre o Mirante do Caldas
Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço que promove educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas e visitas guiadas. Conta ainda com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e uma vista privilegiada da região do Cariri. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h30 às 17h30.
Mín. 21° Máx. 33°