Durante os dias 22 e 23 de agosto, Juazeiro do Norte receberá o Mistura Senac Cariri. O evento integra a programação do Senac na Mostra Sesc Cariri de Culturas, proporcionando ações nas áreas da Moda, Gastronomia, Turismo, Saúde e Beleza. Como o próprio nome já diz, o Mistura entrelaça esses segmentos, se “misturado” também com a Mostra Sesc Cariri de Culturas. Ele acontece na Praça José Ilânio Couto Gondim, conhecida como La Favorita, das 18h às 22h.
“A Mostra Sesc propõe valorizar a cultura, e o Senac, como braço da educação profissional do Sistema Fecomércio, oportuniza a qualificação e o reconhecimento de todos os profissionais envolvidos, contribuindo também para estimular o desenvolvimento social e econômico da Região. Dessa forma, o Mistura fazendo parte da programação da Mostra Sesc, fortalece todo esse contexto”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio Ceará em exercício, Luiz Fernando Bittencourt.
O Mistura leva ao público do Cariri a oportunidade de imergir no universo educacional que o Senac tem a oferecer. Acontecerão rodas de conversa, palestras, aulas, oficinas, atendimento de beleza e saúde, atrações musicais, desfiles e vivências externas. O espaço contará com SPA, loja colaborativa e praça de alimentação com empresários locais, Feirinha Raízes com os produtores locais e um espaço com atividades das competições Senac, além de espaço infantil.
“A programação vem nessa proposta mesmo de misturar tudo isso e se unir à programação da Mostra para esse fortalecimento, inovação e contemporaneidade do evento”, explica Débora Sombra. Conversando com o tema da Mostra: Museus Orgânicos, o Senac propõe ainda uma troca de experiência com os mestres da Cultura, inserindo eles na programação. Nas ações do Turismo, por exemplo, haverá uma visita e café no Museu Orgânico Corrinha Mão na Massa, com Maria do Socorro Nascimento. Ela também produziu os pratos de cerâmicas exclusivos para o Mistura, que serão utilizados nas aulas show.
Para saborear
Na Gastronomia, o Mistura realizará duas ações. O Comi que Fiquei Triste levará à praça aulas demonstrativas com instrutores e convidados, que realizarão o prato passo a passo. Ao final, o público pode degustar. Um dos chefs convidados é Thiago Castanho. Nascido no Pará, ele é considerado um dos chefs mais renomados do Brasil. Formado em Gastronomia pelo Senac de Campos do Jordão, Thiago mescla técnicas culinárias modernas com a culinária tradicional amazônica, em especial com a do Pará. Ele também tem várias participações em programas de televisão, como o reality “Cozinheiros em Ação”.
Já o Ser e Fazer contará com oficinas de atividades práticas em que os participantes aplicam os conhecimentos e técnicas apresentados pelos instrutores. Serão oito oficinas ao todo. Cada uma contará com 20 vagas. Para participar é necessário fazer inscrição, que ocorrerá de forma presencial e por ordem de chegada, antes da realização da oficina.
Valorizando as receitas, insumos e técnicas da cultura alimentar do Cariri, o Mistura proporcionará ao público pratos como: Petit Four de rapadura com caramelo de gergelim, realizada pelo instrutor Matheus Vieira, treinador das Competições Senac; Doce de laranja com rapadura e creme de nata, conduzida por Mateus Frota, ganhador do reality show Que Seja Doce; Arroz caldoso de camarão seco com charque e jerimum, da chef Van Régia (Culinária da Van); Fartes, com a chef de Sobral Ana Cristina, dentre outros.
Os alunos Senac também terão papel de destaque durante o evento, adquirindo experiência profissional. Além de participarem das atividades de Gastronomia, eles também estão à frente do Bora Fazer, com atendimento para aprendizagens práticas e rápidas, e participam ainda das atividades da Moda.
Na passarela
A programação da Moda terá seis desfiles que mostrarão o potencial criativo do setor no Ceará, com foco especial nos trabalhos dos projetos integradores desenvolvidos por professores e alunos do Senac Ceará, como, por exemplo, a coleção Alvorecer, desenvolvida no Senac Sobral, assim como a coleção sustentável Tramas do Cariri, feita com reaproveitamento de jeans pelo Senac Juazeiro. Pela primeira vez, o Coletivo Arruma, formado por ex-alunos do Senac Ceará, apresentará seus produtos na passarela do Mistura.
Além disso, será desfilada a coleção Alquimia, um projeto colaborativo desenvolvido pelos finalistas do concurso Jovens Criadores de Moda 2024 do Senac Ceará e o estilista Ivanildo Nunes. Para fechar a programação dos desfiles em grande estilo, Marina Bitu coloca na passarela a sua coleção inspirada na obra de Sérvulo Esmeraldo e também a coleção Cariri: o início e o fim, desenvolvida em colaboração com o Senac Ceará e desfilada no São Paulo Fashion Week de 2024.
Rodas de conversas
O Mistura também é espaço para o debate. Na Oca Da (Com)Ciência os participantes poderão conferir palestras e rodas de conversa de temáticas relacionadas a Turismo, Gastronomia, e Moda. No dia 22, os debates serão sobre Tradição e Inovação na Moda do Cariri, Museus Orgânicos e Empreendedorismo feminino no Cariri. Já no dia 23, os temas levantados serão Sabores do Cariri, Sustentabilidade Cultural no Cariri e Turismo cultural no Cariri.
Sobre a Mostra
Idealizada pelo Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, a Mostra Sesc Cariri de Culturas se tornou palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais, reconhecida como um dos maiores encontros dessa natureza no País.
A Mostra acontece anualmente no Cariri, transformando a Região em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, cafés literários, rodas de conversas, performances artísticas, mostras de cinema e vídeo, além de ações formativas e seminários. Por meio de sua ampla programação, o evento promove o intercâmbio, a pluralidade e uma valiosa troca artística entre os participantes.
Mín. 21° Máx. 33°