A Rede Educar Sesc no Ceará realiza matrículas para o ano letivo de 2025, iniciando pelos alunos veteranos, de 07 de outubro a 10 de dezembro. Além de atender a demanda existente, a instituição oferta vagas desde a Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e Ensino Médio com formação Técnica, oferecidas em parceria com o Senac Ceará. Para os alunos novatos, as pré-inscrições acontecem de 21 a 25 de outubro, para as unidades de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral, para as modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e o projeto Criar Sesc, com funcionamento no turno inverso ao escolar. As pré-matrículas seguem enquanto houver vagas. Após realizadas as triagens, acontecem as matrículas, a partir de 1º de novembro.
“O Sesc tem como premissa uma Educação de qualidade. O protagonismo e as experiências de vida são valorizadas para a construção de saberes. Nesse sentido, crianças, jovens, adultos e idosos encontram nos espaços educacionais da instituição, um ambiente que promove o desenvolvimento integral, inclusivo, que respeita os valores éticos, sociais e de cidadania”, ressalta o diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi.
Educação Infantil
Nas unidades de Fortaleza (Educar Sesc I), Sobral, Crato e Juazeiro do Norte há vagas para Educação Infantil. Esse contato inicial com a escola é uma importante etapa no desenvolvimento integral da criança. “Além de educadores capacitados e especializados, a Rede Educar Sesc conta com uma proposta pedagógica que valoriza as interações e brincadeiras como eixos estruturantes para a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e cognitivas”, destaca a gerente de Educação do Sesc Ceará, Leni Oliveira
Ensino Fundamental I
O Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, é ofertado em todas as unidades escolares nos municípios de Crato, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral. Já nas escolas Educar Sesc Fortaleza Unidade II e Sobral a oferta é ampliada para o Ensino Fundamental II.
Além de contemplar os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Rede Educar Sesc, os alunos desenvolvem projetos e ações transversais que agregam saberes necessários da atualidade, como Ética e Cidadania, Empreendedorismo, Educação Financeira, Pensamento Computacional e Cultura Maker.
Ensino Médio com formação técnica
O Ensino Médio é ofertado na escola Educar Sesc Fortaleza Unidade II articulando-se com a formação Técnica de Nível Médio em parceria com o Senac, com duas possibilidades de itinerário formativo: Programação de Jogos Digitais e Administração.
A etapa Ensino Médio inclui intenções pedagógicas como autonomia intelectual, protagonismo juvenil, criatividade e participação social. Essas competências são essenciais para preparar os estudantes para os desafios do século XXI, onde a capacidade de aprender a aprender, resolver problemas de forma criativa e pensar criticamente se torna cada vez mais valorizada.
Diante desse cenário, a integração de novas tecnologias também é fundamental. Tecnologias educacionais como plataformas digitais, recursos multimídia e ferramentas colaborativas potencializam a qualidade do ensino, facilitando a personalização das aprendizagens e o acesso a diferentes fontes de conhecimento.
“Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular, é crucial que o currículo também contemple a educação para o mundo do trabalho e o empreendedorismo, preparando os jovens para serem proativos na sua carreira profissional e capazes de criar oportunidades, em vez de apenas reagirem às existentes. A diversidade, por sua vez, deve ser transversal a todo o currículo, reconhecendo e valorizando as diferentes culturas, identidades e histórias, para que a escola seja um espaço inclusivo”, considera a Diretora de Programação Social, Sabrina Veras. Ela conclui: “ao considerar todos esses elementos, esse tipo de currículo cria um ambiente educativo mais completo e adaptado às necessidades dos alunos, preparando-os não só academicamente, mas também como cidadãos críticos e responsáveis”.
Mín. 21° Máx. 33°