A pouco mais de uma semana para as eleições, o deputado estadual Fernando Santana (PT) está à frente nas intenções de votos para na corrida eleitoral em Juazeiro do Norte. Na pesquisa do Instituto Opinião, contratada pelo OPINIÃO CE, o candidato lidera contra o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) em três cenários. O levantamento equivale à segunda rodada de pesquisas no município, e mostra crescimento do postulante petista nos últimos dias de campanha.
Na pesquisa estimulada, em que os candidatos são apresentados aos entrevistados, Santana aparece com 49,9% das intenções de votos, contra 37,1% de Glêdson. O resultado do cenário aponta a tendência de que o eleitor juazeirense não reelege os gestores. Nesse mesmo cenário, Sued Carvalho (UP) tem 1,9% e Lino Alves (PCO) aparece com 0,7% das intenções de voto. Os eleitores que optaram em branco ou nulo representam 4,9%, enquanto os que não sabem ou não responderam somam 5,5%. Na pesquisa anterior, o petista teve 39,4% da preferência do eleitorado, enquanto Glêdson, que estava na liderança, tinha 43,9%.
Fernando Santana (PT): 49,9% (+10,5%);
Glêdson Bezerra (Podemos): 37,1% (-6,8);
Sued Carvalho (UP): 1,9% (+1,2);
Lino Alves (PCO): 0,7% (-0,5);
Branco/nulo: 4,9% (+0,2);
Não sabe/não respondeu: 5,5% (-4,5%).
No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos e dos apoiadores não são apresentados ao eleitor, Fernando Santana subiu de 26,3% na pesquisa anterior, para 37% na atual. O petista ultrapassa o prefeito Glêdson Bezerra, que antes tinha 36% e caiu para 31,4%. Com margem de erro de 3,46 pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário espontâneo mostra empate técnico entre os dois principais postulantes.
Em relação à rejeição, a pesquisa mostra que mais entrevistados optaram em não votar em Glêdson. O levantamento divulga que 39,9% dos eleitores afirmaram que não votariam no prefeito. Por outro lado, Fernando Santana possui uma rejeição menor, com 21,1% dos entrevistados afirmando que não votariam nele.
COM APOIADORES
Na pesquisa estimulada com a apresentação dos nomes dos apoiadores, Fernando Santana tem 56,8% das intenções de voto, cenário em que possui a maior liderança, com mais de 26 pontos percentuais à frente de Glêdson Bezerra, que aparece com 30,4%. Dentre os apoios, o petista conta com lideranças como o presidente Lula (PT), o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o governador Elmano de Freitas (PT). O levantamento passado do Instituto Opinião já havia mostrado o peso dos padrinhos políticos no pleito da principal cidade do Cariri.
Por outro lado, o prefeito Glêdson, que tenta uma reeleição inédita, é apoiado por nomes como o ex-ministro e ex-governador, Ciro Gomes (PDT), o senador Eduardo Girão (Podemos), e o presidente do PL no Ceará, o deputado estadual Carmelo Neto.
Fernando Santana (PT), com apoio de Lula, Camilo Santana e Elmano de Freitas: 56,8% (+8,9%);
Glêdson Bezerra (Podemos), com apoio de Eduardo Girão, Ciro Gomes e Carmelo Neto: 30,4% (-6,4%);
Lino Alves (PCO), com apoio de Rui Costa, presidente do PCO: 1,0% (-);
Sued Carvalho (UP), com apoio de Leonardo Péricles, presidente do UP: 2,2% (+1,3%);
Branco/nulo: 4,7% (+0,6%);
Não sabe/não respondeu: 4,8% (-4,6%).
O Instituto Opinião ouviu 800 eleitores entre quinta-feira (26) e sexta-feura (27). Com índice de confiança é de 95%, a pesquisa foi está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-01152/2024.
FONTE: OPINIÃOCE
Mín. 21° Máx. 33°